quinta-feira, janeiro 19, 2006

De Volta para o Futuro - Ricardo.

Ontem foi véspera do meu aniversário, e antes de dormir, numa daquelas nossas infantis regressões ao misticismo, eu fiz um pedido tosco, do tipo de "sonho de roteiro de sessão da tarde". Pedi para voltar no tempo, pra época em que eu era adolescente, seria o suficiente pra consertar alguns erros e ter um "hoje" diferente, dando adeus a essa bendita crise do fim dos 25 anos. Adormeci profundamente logo depois dessa oração para a poeira cósmica. Quando acordei eu estava sentado em uma cadeira no meu antigo quarto de solteiro, ainda na casa dos meus pais. Perguntei-me: o que eu fazia ali? Como meu quarto antigo havia sido reconstruído? E o principal: quem é esse ananá na minha antiga cama? Demorou até cair a ficha, mas quando eu dei por mim, reparei quem estava deitado na cama, na minha frente, era eu mesmo, lembro que eu babava e estava com o cabelo bem mais curto, a pele bronzeada e consideravelmente mais jovem.
Enquanto eu tentava entender aquele encontro inusitado, ficava pensando o que eu faria quando o "outro eu acordasse". A resposta foi imediata: tomar um susto. O "eu mais jovem" soltou um grito quando me viu na frente. Limpou a baba e com os olhos esbugalhados e ficou me olhando, tremendo mais do que o costume.
Falei sussurrando:
- Ô Picachu, saca só, não sei o que eu estou fazendo aqui, mas o fato é que eu sou tu, amanhã.
- Ah é. Só o que faltava... é impossível! É um sonho, porque eu assisti o "de volta para o futuro" ontem, e tem mais, eu não gosto de usar o cabelo comprido - Falou o "outro eu", completamente incrédulo - de que ano tu é então?
- Cara, pra mim agora devem ser umas três e meia da manhã do meu aniversário de 26 anos. Portanto eu vim de 2006.
- Putz, eu nem bebo e vejo essas coisas. - Me falou o "jovem Ricardo".
. Não bebe, mas vai beber, a partir dos 23 anos. E digo mais, vai gostar de whisky. Diz uma coisa, em que ano estamos? - Perguntei pro meu "eu jovem".
- Cara, é 1995. E eu nunca vou gostar de whisky. De cigarro muito menos.
- Não te preocupa, tu ou eu, vamos continuar odiando cigarro. Embora que esporadicamente, tua namorada vá fumar.
- Eu vou ter uma namorada, com 26 anos? To perdido. - concluiu o já crédulo eu antigo - Ela é bonita pelo menos?
- Tu vai ter uma namorada linda, que vai encarar tudo contigo, vocês vão morar juntos e ter uma banda.
- Uma banda de quê? Quem vai tocar comigo? Fala tchê.
- Cara, tu vai ter uma banda de rock, a tua namorada vai ser a líder da banda, ela vai compor as músicas, tu vai tocar com ela e mais três caras que são demais. Vai ter o Anderson, aquele que era da Levine e toca umas 300 vezes mais que tu. Só que ele vai tocar baixo. O outro guitarrista vai ser o Kiki, que deve ter uns 10 anos hoje, mais em 2006 vai fazer bonito no teu cd, e assim como o Anderson vão ser parceiros pra caramba. O Vitor vai tocar bateria contigo, vocês ainda estarão se conhecendo, mais tu vai notar que ele é um amigão e toca pra caralho. - Expliquei pra mim.
- Eu vou gravar um cd? Toca despertador maldito.
. E tem mais, depois que tua namorada fizer uma participação no show do Frank Jorge, vocês vão gravar a melhor musica dele. E o cd vai ter a colaboração do Barea, que é o baterista do Rosa Tattooada. Ele vai ser o produtor espiritual do cd. O Vini do Rosa Tattooada vai gravar os teclados pra vocês.
- Peraí, Rosa Tattooada? Frank Jorge? Fui no show do Graforréia no mês passado. Ele nem me viu.
- Eles vão respeitar teu trabalho.
- Mas com toda essa gente grandona me ajudando a banda deve ser um mega sucesso. A gente tem muitos fãs e faz um monte de shows.
- Pois é Pokemon, as coisas não são assim em 2006. Talvez sem contar os teus parentes, a banda tenha 20 fãs, ou 100, o que importa é que são sinceros. Quanto aos shows, eles são mais raros do que parecem. Vocês estarão bancando o próprio CD e essa gente respeitará o teu trabalho porque tu faz ele bem feito, ainda que não tenha as mesmas condições que eles, nem o mesmo "know-how", te respeitarão também porque eles são gente finíssima, que com certeza tu vai querer bem pro resto da vida.
- Putz, tomara que as pessoas gostem do CD. Mas me diz uma coisa, porque tu ta me contando isso? Porque tu voltou no tempo?
- Pra ti saber o que acontece e mudar os erros. - expliquei.
Foi quando tomei uma lição de mim mesmo, ainda garoto.
- Porque tu quer fazer diferente? A gente tem uma namorada linda, não tem?
- Temos.
- A gente tem uma banda que não é famosa, mas ama o que faz, e todo mundo é amigo, não tem?
- Temos.
- Tu vai gravar uma música do meu ídolo, com os meus ídolos ajudando e quer mudar isso também? Não sei se em 2006 eu vou ser um mala que nem tu, mas vou fazer igualzinho ao que tu me disseste. Não vou alterar uma virgula. - respondi indignado pra mim.
- Mais em 2006 tu vai ter outros objetivos. - tentei consertar.
- Em 2006 terei outros objetivos, mas vou dormir bem melhor em 95 por saber que em 2006 todos os meus objetivos terão sido alcançados e superados por mim.
De repente sem mais nem menos eu desmaio e acordo com o som do meu despertador, no meu apartamento em 2006. E fiquei aliviado quando percebi que era tudo um sonho e a minha vida era exatamente a mesma que eu tinha antes de dormir, e que eu sempre quis ter quando era adolescente.

domingo, janeiro 15, 2006

Vitor